A Exótica Tailândia

« Ir para página principal
A Exótica Tailândia

Minha sobrinha Fernanda fez recentemente uma viagem incrível pela Tailândia. Fiquei tão fascinada pelas imagens e pela história, que resolvi convidá-la para dividir essa experiência com a gente aqui na Coluna de VIAGENS. Espero que gostem! Um beijo! Sandra

*

A Tailândia é sem dúvidas um país de sabores exóticos, sua culinária se caracteriza por combinações e sensações diferentes apresentadas de uma só vez. Sim, você encontrará o sabor doce, salgado, amargo, crocante, e é claro APIMENTADO, presentes no mesmo prato! E é essa diversidade de ingredientes misturados que surpreendem aqueles que experimentam. A primeira vez que provei os sabores da Tailândia no Brasil, pensei: “isso não se parece com nada que já experimentei, mas é delicioso”… e foi com esse pensamento que parti para este país em busca de grandes aventuras gastronômicas.

A Exótica TailândiaPara mim uma viagem nunca é completa sem experimentar a culinária local, e a grande experiência que levo da minha primeira parada em Bangkok é a comida de rua. Barraquinhas espalhadas por toda a cidade vendem frutas exóticas, macarrão frito, arroz e frutos do mar que tendem a perfumar, ou não, as ruas. Observando onde os tailandeses comiam percebemos que eles sentavam em barraquinhas improvisadas na calçada – cozinha de rua mesmo – e deliciavam-se com aquela comida de aparência duvidosa, e é claro que foi lá que sentamos, com muito medo de passar mal, mas sentamos. Foi nessa que experimentei meu primeiro noodle tailandês pela bagatela de R$ 3,00, com direito a muita pimenta e a água bem gelada! O noodle era delicioso, acredito que feito com nam pla (molho de peixe), frango, broto de feijão, e folhas de couve chinesa. Tudo isso servido em um pratinho de plástico. Pessoas mais sensíveis podem torcer o nariz, mas acredite, vale a experiência.

A Exótica Tailândia

O mercado flutuante é um passeio encantador, lá você encontrará um comércio “bem confuso” funcionando dentro dos barcos. Comidas típicas, banana, manga, coco, mini panquecas de coco, açúcar de coco, ovos cozidos e camarões secos se misturam a bolsas, chapéus, plantas, rasteirinhas e doces que nunca vi na vida.

A Exótica Tailândia

Minha segunda parada foi em Koh Phi Phi, que é paradisíaco. Koh Phi Phi Don é onde encontra-se a “civilização”, hotéis, restaurantes e festas. Já Koh Phi Phi Ley, tombada como parque nacional você só pode passar o dia. Infelizmente não consigo descrever com palavras o que é a beleza natural e a magia desta ilha, só estando lá mesmo pra sentir.

A Exótica Tailândia

Se você quer experimentar a comida tailandesa, mas esta em dúvida de qual prato escolher, seja lá ou aqui no Brasil, seguem as minhas sugestões preferidas:

Kao Pad Goong Subparrod ou simplesmente arroz frito servido no abacaxi. A base é o arroz jasmin, abacaxi, castanhas de caju e camarão, mas já provei variações com milho, ervilha, uvas passas e o que não podia faltar: muita PIMENTA, tudo isso servido em uma apresentação impecável dentro de meio abacaxi. O sabor fica no mesmo nível que a apresentação.

A Exótica Tailândia

Já o Pad Thai é feito de talharim de arroz frito, nampla, camarão, tamarindo, pimenta e uma farofinha de amendoim, delicioso também.

Não posso deixar de comentar que a primeira noite na ilha choveu, aquela pancada de verão passageira, porém muito intensa, e isso nos impedia a chegar onde concentravam-se os restaurantes, já que os meios de transportes permitidos são as bicicletas e as suas pernas. Foi no meio de toda aquela água que perguntamos para a moça que estava na “recepção” se era possível comer alguma coisa próxima dos nossos bangalôs…eis que ela nos entrega um cardápio, percebe nosso sorriso de desespero e cozinha exclusiva e generosamente pra nós, com direito a uma mesinha improvisada para nos abrigarmos da chuva. De entrada camarão frito com molho agridoce e Kao Phad Goon e Pad Thai foram os pratos principais. Fantásticos!

A Exótica Tailândia

Vale lembrar que o preço era muito em conta, muitas vezes menos de R$ 40,00 pra duas pessoas. Me senti muito acolhida pelo povo e extremamente confortável com a culinária local. Tailândia, sem dúvida, é um destino extraordinário!

A gastronomia é intensa, gostosa e relativamente fácil de fazer. Quem esta pronto pra se aventurar na cozinha?

*

Boa viagem!

11 comentários a “A Exótica Tailândia

  1. Excelente Fernanda! Bela matéria… e o Kao Pad Goong Subparrod (tive que dar um Ctrl c Ctrl v hehehe) é divino, nós super aprovamos o prato!!! Parabéns!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados * (O seu endereço de email não será publicado)