Destino: JERUSALÉM

« Ir para página principal
Destino: JERUSALÉM

Localizada no alto da montanha da Judeia, entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Morto, está Jerusalém, uma das cidades mais antigas do mundo e repleta de histórias. Não existe no mundo cidade mais amada por tantas nacionalidades e diferentes crenças, já que é considerada sagrada por muitas religiões.

Destino: JERUSALÉM

Passeando pela cidade você observa uma discrepante divisão entre culturas e povos. Os judeus e os árabes vivem na mesma cidade, porém “cada um no seu quadrado”, literalmente… cada um defendendo sua história, seus valores e respeitando o espaço do outro. Em outras palavras, no lado árabe só tem árabes e no lado judeu só tem judeus, mas geralmente os turistas procuram visitar tudo o que a cidade tem a oferecer.

Destino: JERUSALÉM

Jerusalém é dividida em Cidade Nova e Cidade Antiga. A Cidade Antiga é a parte mais interessante, é o centro turístico de tudo, cercada por muros altos de pedra e dividida em 4 bairros: Cristão, Judeu, Muçulmano e Armênio. É nítida a mudança de cada bairro pela sua organização, cores, cheiros e sabores. Mas independente da sua crença, é impossível caminhar por Jerusalém e não sentir a emoção da história, e pensar que algumas construções ou pedras estão ali há mais de 2 mil anos. É simplesmente incrível!

Destino: JERUSALÉM

Destino: JERUSALÉM

Dentro doa muros da Cidade Antiga é cheio de ruas e ruelas, que hoje se transformaram em comércio, com lojas que vendem tudo o que se possa imaginar, desde temperos e carnes até louças e pratas…

Destino: JERUSALÉM

Nas lojas de temperos, minha vontade era provar tudo e levar tudo. São preparados e vendidos muitos tipos de temperos, um mix para cada tipo específico de prato, como peixes, aves, saladas, e os vendedores explicam certinho se o tempero deve ser usado em um prato frio ou quente. Fiquei encantada!

Destino: JERUSALÉM

Eu precisei me controlar para não levar todos os temperos do mundo diante dessa pirâmide.

Destino: JERUSALÉM

Caminhando pela ruelas você encontra, além de restaurantes super charmosos, comidinhas típicas vendidas em barraquinhas, como pães, falaféis, kebabs, pizzas turcas, e a comida é muito boa!

Destino: JERUSALÉM

Destino: JERUSALÉM

E os doces? Ah… esses são maravilhosos. Na grande maioria da vezes são preparados com massa folhada, castanhas e calda de açúcar. Existe uma variedade imensa de sabores e formatos.

Destino: JERUSALÉM

Caso esteja sem um guia, como foi o nosso caso, sugiro levar um mapa do local, pois o lugar é um labirinto. Prepare-se também para longas caminhados, só assim você conhecerá os pontos mais importantes. Vista-se com roupas leves (porém discretas) e sapatos confortáveis, e força nas pernas! (risos)

Nossa caminhada começa pela VIA DOLOROSA, onde de acordo com a religião cristã, Jesus passou carregando a cruz. Esse trajeto começa no Portão do Leão e termina na Igreja do Santo Sepulcro.

Destino: JERUSALÉM

Nessa caminhada, cada parada de Jesus é marcada. Eu e meu marido fizemos questão de percorrer todo o caminho. É uma emoção imensa poder vivenciar um pouco dessa história.

Destino: JERUSALÉM

Na BASÍLICA DO SANTO SEPULCRO está o sepulcro onde acredita-se que o corpo de Jesus foi deixado e onde teria ressuscitado. A fila para entrar nessa igreja é imensa, o que se pode notar pelas fotos.

No CENÁCULO, localizado no segundo andar da Igreja da Dormição, no Monte Sião, acredita-se que foi exatamante o local onde Jesus realizou a Última Ceia junto de seus 12 apóstolos.

Destino: JERUSALÉM

Um dos pontos mais famosos de Jarusalém é o DOMO DOURADO (ou DOMO DA ROCHA). Nesse local as mulheres precisam se cobrir para ter acesso, então não se esqueça de andar com um lenço na bolsa para não perder essa atração. É um local muito importante, e de constante disputa entre judeus e muçulmanos, já que o local é sagrado para ambos.

Para chegar nesse ponto passamos por uma fila onde esperamos em torno de 1 hora e 30 minutos, mas quando entramos no local, pudemos observar uma riqueza de detalhes incrível!

Destino: JERUSALÉM

Próximo dali está o MURO DAS LAMENTAÇÕES, que é um muro que servia de sustentação ao templo de Herodes construído pelo povo judeu. Nessa área, homens e mulheres são separados, pois de acordo com a religião judaica, cada um exerce um papel e tem sua função. Entre as fendas das pedras há inúmeros bilhetes deixados pelas pessoas contendo seus desejos.

Destino: JERUSALÉM

Quando chegar próximo ao MONTE DAS OLIVEIRAS terá uma vista incrível de toda a cidade. Aproveite para tirar belas fotografias.

A comida em Israel é bem variada, e um dos pratos mais famosos é o FALAFEL, que são bolinhos fritos de grão de bico bem condimentados. Uma delícia! Eles comem puro ou em sanduíches, como vocês podem ver abaixo.

Destino: JERUSALÉMAliás, esse restaurante que encontramos no meio da caminhada no bairro muçulmano era um charme… e a comida deliciosa!

A hospedagem em Jerusalém é super concorrida e os valores são altos. O desafio é você encontrar um bom custo benefício com uma boa localização. Depois de muitas pesquisas, escolhemos o IBIS STYLES JERUSALÉM, e foi ótimo! Primeiro por manterem uma padrão de qualidade mundial, quer dizer, qualquer IBIS no mundo oferece basicamente o mesmo conforto e serviço. A outra questão é a localização, já que para quem está em Jerusalém o foco sem dúvida é conhecer a Cidade Antiga. E hospedando-se no IBIS, em 10 minutos de caminhada já estávamos no nosso ponto de interesse.

Destino: JERUSALÉM

A decoração do hotel muito é charmosa e divertida, toda coloridinha em todos os seus ambientes. O café oferece sabores regionais, como pão sírio, homus (pasta de grão de bico), legumes cozidos, iogurtes, frutas secas… Mas para quem prefere manter um café da manhã mais tradicional não se preocupe, pois você também encontrará opções bem gostosas.

Destino: JERUSALÉMEssa foi uma viagem incrível e de muito aprendizado. Aprendi muito sobre o passado e senti um pouquinho dessa emoção histórica. Sobre o presente, pude conhecer diferentes culturas e conhecer um pouco outras religiões, e acredito que a sua religião deva ser aquela que lhe faça bem, independentemente da sua origem. O respeito é muito importante, sempre!

Espero que vocês tenham gostado! Essa viagem ficará na história!

*

Onde se hospedar?

Hotel ibis Styles Jerusalem Sheikh Jarrah

*

Boa viagem e bom apetite!

Siga-me

« Voltar

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados * (O seu endereço de email não será publicado)