Lanche saudável para visão: Hambúrguer de brócolis

« Ir para página principal
Lanche saudável para visão: Hambúrguer de brócolis

Aposto que você já ouviu falar dos alimentos que ajudam a manter nossa visão saudável, né? Mas no dia-a-dia, você conhece receitas fáceis e práticas que pode fazer utilizando esses alimentos? Conheça agora essa receita de Lanche Saudável para visão: Hambúrguer de brócolis, oferecida pela Lenscope.

A Lenscope é um serviço pioneiro de venda de lentes para óculos pela internet e trouxe pra gente uma receita que vai te ajudar preparar um prato delicioso que também ajuda a manter sua visão saudável.

Mas antes, é sempre bom lembrar, que não é só a cenoura que faz bem para nossos olhos. Alimentos como brócolis, laranja, linhaça e tomate também são ótimos aliados e devem ser consumidos no nosso dia-a-dia.

Principalmente se você quer evitar os problemas de visão mais comuns que podem surgir com o tempo, como a catarata e pterígio.

Na receita de hoje, portanto, você vai ver como é fácil juntar todos esses ingredientes em um delicioso hambúrguer vegetariano. Se você ama carne e não consegue imaginar um hambúrguer que não é feito de carne, pode ficar tranquilo. Você vai se surpreender com o sabor.

Veja como fazer o Hambúrguer de Brócolis acompanhada de uma deliciosa maionese de iogurte que já esteve em vários pratos aqui no Receitas e Temperos. Vamos lá?

Hambúrguer de Brócolis

INGREDIENTES DO HAMBÚRGUER

●  1 Brócolis grande

●  1⁄2 suco de limão

●  1 ovo batido

●  1 colher de chá de farinha de linhaça

●  2 colheres de sopa de queijo ralado (parmesão)

●  Sal, pimenta do reino, salsinha, e cebolinha a gosto

INGREDIENTES DA MAIONESE DE IOGURTE

●  400g de iogurte natural cremoso

●  Aproximadamente 40ml de azeite de oliva

●  16 folhas de hortelã picadas

●  2 colheres (sopa) de Tahine (pasta de gergelim)

●  suco de 1/2 limão

●  1 dente de alho picadinho

Sal, pimenta do reino, páprica e pimenta a gosto

Para acompanhar:

  • Pão de Hambúrguer de sua preferência
  • Fatias de tomate a gosto
  • Fatias de queijo mussarela a gosto
  • Folhas de alface da sua preferência a gosto
  • 1 cenoura ralada

MODO DE PREPARO DO HAMBÚRGUER

1 – Lave o brócolis ainda cru em água corrente e separe as flores.

2 – Rale o brócolis em um ralador ou processador. Bata bem para que fique sem pedaços grossos. Depois coloque em uma travessa ou tigela grande.

3 – Despeje o brócolis ralado ou processado na tigela e acrescente 1⁄2 suco de limão. Misture bem e deixe descansar durante 10 a 15 minutos.

4 – Coloque o brócolis triturado em um pano enrolado para coar e tirar o excesso de água. Aperte de forma que saia todo o líquido restante.

5 – Volte o brócolis já coado na travessa (ou tigela), acrescente 1 ovo batido, tempero (sal, pimenta do reino, salsinha e cebolinha) a gosto, 1 colher de chá de farinha de linhaça e 2 colheres de sopa de queijo ralado a gosto. Misture bem.

6 – Enrole a mistura no formato de hambúrguer. Nessa etapa, se tiver uma forma própria de hambúrguer pode utilizá-la. Caso não tenha, pode enrolar com as mãos mesmo.

7 – Coloque os hambúrguer em uma frigideira com óleo em fogo baixo durante 3 a 5 minutos. (Ele frita rapidinho, então fique de olho!).

MODO DE PREPARO DA MAIONESE DE IOGURTE

1- Em uma tigela acrescente o iogurte e continue adicionando o azeite aos poucos até ficar cremoso.
2- Adicione tahine, suco de limão, alho, folhas de hortelã, sal, pimenta do reino e páprica. Misture bem.3- Tampe com filme plástico e deixe na geladeira até a hora de usar.

MONTAGEM

1- Corte o pão de hambúrguer ao meio e coloque uma generosa camada de maionese de iogurte.
2- Acrescente seu Burger de brócolis, 2 fatias de queijo, cenoura ralada, folhas de alface e fatias de tomate. Finalize com mais uma boa camada de maionese de iogurte.

Hum! Bom apetite com o seu lanche saudável de hambúrguer de brócolis maravilhoso. Você pode acompanhar seu delicioso lanche com um suco natural de laranja com acerola. A combinação perfeita para refrescar e saborear algo tão gostoso assim. Rende de 3 a 5 lanches, dependendo do tamanho que você modelar o hambúrguer Viu como é simples combinar alimentos saudáveis em uma comida tão saborosa?

Como o hambúrger de brócolis ajuda a manter sua visão saudável?

Essa receita foi escolhida pela Lenscope, pois o brócolis contém vitaminas importantes ao nossos olhos como a Vitamina A e C.

Essas vitaminas são responsáveis por manter a nossa córnea – cobertura externa dos olhos – clara e ajuda a manter nossos olhos sempre lubrificados.

Outros alimentos que fazem parte do nosso lanche também ajudam na saúde dos nossos olhos: a linhaça é rica em Ômega-3 e ajuda na formação das células da retina; o tomate e o suco de laranja natural com acerola, ajudam na produção de colágeno, fortalecendo a estrutura dos olhos.

Veja a seguir a tabela completa dos alimentos que mais fazem bem para nossa visão.

Lanche saudável para visão: Hambúrguer de brócolis

 

Inclusive, dá pra combinar vários lanches saudáveis com esses alimentos. Conte aqui nos comentários se você já fez um lanche com esses ingredientes. :)

E lembre-se sempre: ter uma alimentação saudável é fundamental para evitar problemas de visão a longo prazo, que podem surgir durante a nossa vida. As doenças mais comuns são a catarata e pterígio.

Geralmente essas doenças surgem a partir de 30 a 50 anos devido à exposição contínua aos raios UV(ultravioletas) emitidos pelo sol. Dessa forma, além de manter uma alimentação saudável, é fundamental proteger os olhos do sol.

A Lenscope oferece lentes para óculos de grau e lentes para óculos de sol com grau que contam com 100% de proteção UV, mantendo seus olhos seguros.

E tudo isso de uma forma totalmente pioneira e inovadora no Brasil: você acessa o site, escolhe as lentes que precisa, de acordo com o seu grau; eles buscam sua armação em casa, colocam as lentes e devolvem seu óculos pronto em casa. Tudo isso sem nenhum custo a mais.

Visite o site da Lenscope para saber mais e veja como você pode economizar sem abrir não de qualidade, conforto e proteção.

*Este é um artigo feito em parceria com a Lenscope 

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados * (O seu endereço de email não será publicado)