Manual infalível para organizar sua cozinha de uma vez por todas!

« Ir para página principal
Manual infalível para organizar sua cozinha de uma vez por todas!

Como vocês já devem imaginar, eu passo uma grande parte do dia na cozinha testando receitas para o blog, para canal do Youtube e também fazendo comidinhas “normais” do dia a dia. Manter uma cozinha organizada com tanta atividade é um grande desafio. Penso que deveria existir um nome específico para aquele sentimento de alegria e paz que sentimos quando a nossa cozinha está organizada, sem louça suja na pia, bancada e fogão brilhando de tão limpos. Ahhh que sensação boa, né?!

No post de hoje separei dicas de organização e truques de decoração inspirada em técnicas de Personal Organizers e livros sobre o assunto. O segredo está em uma organização funcional que te ajude a manter a cozinha organizada a longo prazo e otimize seu tempo durante a semana. Ela também precisa ser funcional e dinâmica ao seu dia a dia, então adapte a sua realidade :)

  1.     Primeiro, se desfaça do que não é necessário.

    Manual infalível para organizar sua cozinha de uma vez por todas!

    Fonte: Banco de Imagens

Essa dica é muito utilizada pela famosa Personal Organizer Marie Kondô e pode ser aplicada em qualquer cômodo que você for organizar: deixe no seu campo de visão os utensílios, louças, livros de receitas, talheres, panelas, potinhos, medidores, entre outros.

  • Tire os objetos dos armários para que você consiga visualizar melhor o que você tem na cozinha. Depois separe de um lado os objetos que você utiliza com muita frequência e do outro, com pouca ou nenhuma frequência. Tenho certeza de que com esse método você encontrará coisas que nem lembrava que tinha. Deixe o apego de lado e coloque em caixas os objetos para doar ou vender.

 

  1.     Repense o uso dos armários.

    Manual infalível para organizar sua cozinha de uma vez por todas!

    Fonte: Banco de Imagens

Agora que você já separou o que vai e o que fica, está na hora de repensar o local para armazenar cada item de forma funcional.

  • Tenha como objetivo principal deixar a bancada o mais livre possível, pois assim você terá um espaço mais confortável para o preparo das receitas e facilitará muito a limpeza da cozinha.
  • Dê preferência a armários baixos e gavetas para mais fácil acesso aos objetos que utilizamos no dia a dia. Deixe os armários altos e prateleiras para guardar o que você utiliza em ocasiões especiais como feriados e aniversários (eu deixo na frente o que eu sei que mais uso e no fundo com que uso com pouca frequência).

 

  1.     Acessórios de organização.

    Manual infalível para organizar sua cozinha de uma vez por todas!

    Fonte: Banco de Imagens

  • Divisórias, racks e caixas serão seus grandes aliados para garantir que a cozinha continue arrumada a longo prazo. Além de bonitos, eles te ajudam a lembrar onde vai cada coisa. Dificilmente você vai procurar por um objeto sem ter ideia de onde possa estar.
  • Caixas de plástico têm um preço acessível, são fáceis de higienizar, possuem diversos tamanhos e você pode usar em diferentes locais da cozinha. Elas são ótimas para organizar potes e tampas de “tuppaware”, mantimentos na sua despensa e até frutas e vegetais na geladeira.
  •  As divisórias podem ser feitas de plástico, madeira, papelão e metal. Caso você não queira investir em divisórias, procure por tutoriais práticos no Youtube. Elas são ideais para organizar talheres nas gavetas, formas de bolo, temperos e utensílios como concha, fouet, espátulas e tábuas de corte.
  • Diferente das divisórias, os racks de cozinha geralmente são desenhados para organizar uma categoria de objetos específicos. Para quem precisa otimizar ao máximo o espaço dentro de armários e gavetas, existem ótimas opções de organizadores de panelas e suas tampas, pratos, copos e escorredores suspensos. Você também pode optar por usar suporte de parede para papel toalha, rolo de alumínio e filme, que são uma “mão na roda” na hora de cozinhar.

4. Panelas: O que fazer com elas?

Manual infalível para organizar sua cozinha de uma vez por todas!

Fonte: Banco de Imagens

Um dos objetos mais difíceis de organizar são as panelas e suas tampas. Seus diferentes formatos e tamanhos tornam a organização ainda mais complicada. Existem várias soluções para as panelas, você só precisa escolher uma que combine mais com a sua cozinha.

  • Além dos racks, outros truques super funcionais são o uso de subdivisórias em gavetas e ganchos na porta do armário. Ambas separam as tampas das panelas de forma que fique mais fácil encontrar seus pares na hora de cozinhar.
  • Se você tem uma coleção grande de panelas e poucos armários, use-as como decoração! Separe suas panelas mais bonitas para pendurar na parede. Frigideiras coloridas e panelinhas de cobre são ótimas para uma decoração mais divertida e charmosa.Truques de decoração.
  1.  Truques de Decoração

Manual infalível para organizar sua cozinha de uma vez por todas!

Fonte: Banco de Imagens

Além de organizar, vamos decorar! Podemos usar truques baratinhos e fáceis para deixar nossa cozinha iguais às que vemos em revistas, Pinterest e Instagram!

  • Deixe um espaço visualmente “confortável” entres os objetos. Além de uma aparência mais organizada, objetos muito apertados acabarão amontoados com o passar do tempo.
  • Harmonize a aparência dos objetos. Além de organizar por tamanho e cor, outra dica é reutilizar potinhos de vidro, como os de geleia e de molho de tomate, para armazenar alimentos cuja embalagem já foi aberta. Não se esqueça de que eles devem ser sempre armazenados em um local seco e arejado como a despensa.
  •  Use etiquetas nos potes de vidro para escrever nome data de validade dos alimentos. Você pode imprimir essas etiquetas em casa ou comprá-las prontas em uma papelaria.
  • Dobre seus panos de pratos e toalha de mesa em tamanhos parecidos. Na hora de guardar, evite empilhá-los verticalmente para que você não precise revirá-los para encontrar o que procura. Sempre que possível, escolha panos de prato que combinem quando estiverem em uso.
  •  Organize seus livros de receita por tamanho e assunto. Eles são ótimos objetos decorativos caso você tenha uma estante aberta ou nichos na cozinha. Já as receitas anotadas em papéis soltos, utilize uma caixinha de madeira ou metal para organizá-las e decorar a cozinha.
  • Cultive mudas de temperinhos como manjericão, alecrim, cebolinha, salsinha e hortelã na sua janela. Além do charme e do aroma agradável, as folhas fresquinhas são ótimas para cozinhar. Lembre-se de escolher temperos de acordo com a insolação da sua cozinha. A salsa e a cebolinha preferem penumbra ou sombra. Já o Manjericão e o Alecrim adoram sol. A hortelã é uma planta mais resistente e menos exigente! Ela se adapta bem no sol ou na sombra. 

Teste essas dicas na próxima vez que for organizar a cozinha e comente se te ajudou a colocar tudo em ordem! Comenta aqui embaixo se você tem alguma dica infalível de organização e por quanto tempo consegue manter a cozinha limpinha. Não se esqueça de postar uma foto do antes e depois no Stories do Instagram marcando @receitasetemperos.

Beijos, San.

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados * (O seu endereço de email não será publicado)