Batata em conserva temperada

« Ir para página principal
Batata em conserva temperada

Uma receita simples e deliciosa. A batata em conserva geralmente é servida como aperitivo em restaurantes, mas podemos também preparar em casa, e acredite ficará ainda mais gostosa.

INGREDIENTES:

  • 1 kg de batata bolinha
  • 1 cebola
  • 4 dentes de alho
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 colher (sopa) de sal
  • 4 colheres (sopa) de cheiro verde
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 pimenta dedo de moça
  • 3 colheres(sopa) de vinagre branco
  • Azeite o suficiente para cobrir as batatas

MODO DE PREPARO:

1- Lave bem as batatas, faça vários furinhos por toda volta (assim pegará todo tempero).

2- Cozinhe as batatas em uma panela cheia de água por aproximadamente 20 – 25 minutos ou até ficarem macias.

3- No liquidificador ou processador bata a cebola, o alho, o azeite, o cheiro verde, o orégano, o sal, a pimenta (retire as sementes), formando uma pasta líquida.

4- Coloque a pasta de tempero em uma panela e deixe refogar 5 minutos em fogo baixo (não deixe o azeite ferver).Desligue o fogo e adicione as batatas. Misture bem e deixe esfriar.

5- Coloque em um recipiente de vidro com tampa de sua preferência, adicione o vinagre e misture novamente, cubra com azeite até que todas as batatas estejam cobertas.

6- Misture bem e deixa na geladeira até o momento de servir.

7- Sirva como salada ou aperitivo.

Siga-me

Dicas

• Não deixe as batatas cozinharem muito, pois se ficarem muito moles não conseguirá fazê-las em conserva.
• Para esterilizar os vidros, em uma panela grande coloque bastante água para ferver, após levantar fervura coloque o vidro e sua tampa, e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Com cuidado e ajuda de uma pinça, retire o vidro e a tampa da panela quente e deixe escorrer (não coloque em cima de nenhuma superfície fria, como por exemplo, mármore, pois o vidro pode quebrar).Para utilizar eles devem estar totalmente frios.

Rendimento

1 kg de batatinhas

Nível de dificuldade

Aprendiz
Praticante
Chef

« Voltar

63 comentários a “Batata em conserva temperada

    • Olá Tatiana, sim você pode usar o vinagre de arroz. A quantidade é relativa depende de como irá servir, se terá mais alguma outra entradinha, enfim, são algumas variáveis, mas vamos calcular uma média de 100g por pessoa, sendo assim eu faria 2kg, quer dizer 2x essa receita. Um abraço e bom apetite!

        • Olá Cristina, não fiz o teste, mas acredito que não, pois quando a batata é cozida, ela mantém seu formato original sem esfarelar pois está com a casca, já se fizer o processo sem a casca, e depois seguir a receita, acredito que ela poderá ir se desmanchando. Um abraço e bom apetite!

    • Olá Nair, conservando de forma adequada, com certeza dura no mínimo 15 – 20 dias na geladeira, mais do que isso não posso garantir, pois não fiz o teste. De qualquer forma, ficará tão gostoso que muito tempo não vai durar. Um abraço e bom apetite!

    • Olá Fernando, o ideal é na geladeira, estando frio acho que se pode deixar em temperatura ambiente, mas no calor não recomendo. Conservando de forma adequada, com certeza dura no mínimo 15 – 20 dias na geladeira, mais do que isso não posso garantir, pois não fiz o teste. Já vi no mercado as conservas com validade até de 6 meses, mas eles colocam algum tipo de conservante, neste fazemos de forma caseira. De qualquer forma, ficará tão gostoso que muito tempo não vai durar. Um abraço e bom apetite!

    • Olá Maria Aparecida, sempre que eu faço acabo utilizando o azeite que sobrou para temperar saladas, ou finalizar aperitivos, afinal, este azeite fica muito saboroso. Acredito que sim, você pode estar reutilizando para outra conserva de batata, mas de qualquer forma terá que completar a quantidade, pois não sobra tanto, e não se esqueça que caso opte por isso este azeite deve ser mantido em refrigeração. Um abraço e bom apetite!

    • Olá Lucimar, com relação a pimenta fique a vontade, pois ela é opcional, já estão presentes outros temperos que darão um sabor bem gostoso. A quantidade de 40kg é bem grande, avalie se a quantidade será realmente essa, pois acredito que por se tratar de uma festa terão outros petiscos. Essa receita está descrita para apenas 1kg, sendo assim se desejar para 40kg, você deve multiplicar as quantidades por 40 vezes. Um abraço e bom apetite!

    • Olá Milene, é necessário manter na geladeira para garantir a qualidade e a validade do produto. Um grande abraço e bom apetite!

    • Olá Juliana, o ideal é pote de vidro que conservará melhor o alimento, mas você pode testar sim. Um grande abraço e bom apetite!

  1. Pesquisei a receita ontem, pois estava com vontade de comer batatinhas. Gostei dessa, por ser fácil. Comprei os ingredientes e fiz hoje pela manhã. Ficaram deliciosas!!!! Receita aprovadíssima!!!! E olha que nem tenho intimidade com a culinária… Parabéns!!!

  2. Estou encantada com essas receitas, por acaso trombei com elas enquanto estava rolabdo as notícias no face, estou apaixonadaaaa, parabéns receitas e temperos!!!!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados * (O seu endereço de email não será publicado)