Horta em Apartamento: Confira passo a passo de como fazer a sua!

Já imaginou ter seus próprios temperinhos e verduras frescas em casa? Ter uma horta em apartamento é uma mão na roda para quem ama cozinhar. Além disso, a horta caseira também poder ser decorativa, dando um toque especial em um cantinho da sua casa.

O post de hoje é dedicado aos meus leitores que AMAM jardinagem, sempre sonharam em ter sua própria hortinha, mas moram em espaços pequenos. Confira as melhores dicas para montar uma linda e funcional horta em apartamento:

1. O que plantar na horta?

Horta em Apartamento: Confira passo a passo de como fazer a sua!

Fonte: Banco de Imagens

Na hora de escolher o que plantar, sejam ervas, legumes ou verduras, é importante considerar quais hortaliças melhor se adaptam a iluminação do local onde você pretende fazer sua hortinha. Ou seja, se o local recebe luz direta do sol, evite plantas que melhor se desenvolvem a meia-sombra. Dá uma olhada na lista abaixo para te ajudar nessa escolha:

  • Hortaliças que preferem luz direta: Manjericão, Alecrim, Orégano, Tomilho, Cebolinha, Louro e Sálvia.
  • Hortaliças que preferem luz indireta: Hortelã, Salsa, Coentro, Menta, Alface, Rúcula, Ervilha, Pimenta, Rabanete, Beterraba, Couve e Espinafre.

Após escolher o que você vai cultivar, faça uma pesquisa rápida sobre a frequência de rega de cada planta e anote em um caderninho. Em geral, mudinhas precisam da terra sempre úmida e protegida com cascalhos. Não deixe a terra exposta.

2. Tipos de Horta:

Horta em Apartamento: Confira passo a passo de como fazer a sua!

Fonte: Banco de Imagens

Existem várias formas criativas de construir a sua hortinha, tudo dependerá do local que você tem em mente na sua casa.

  • A horta vertical é uma ótima saída para economizar espaço. Tudo que você precisará é de um suporte para colocar potes ou jardineirinhas suspensas na parede. Podem ser cestinhos com potes dentro, uma base de madeira com potinhos de vidro presos nele, um quadro de avisos estilo “pegboards” e até um pallet. Use a criatividade e escolha algo que combine com a decoração da sua casa.
  • Se a sua janela tem parapeito fundo, aproveite para cultivar hortaliças ali! Você pode misturar diversas plantas em uma mesma jardineira para economizar espaço e ter uma maior variedade de folhas.
  • Reutilize objetos como suporte para seus cachepôs ou jardineiras: Uma prateleira baixa, um carrinho bar ou uma escadinha ficam lindos quando cheios folhas.
  • Se você não quiser mexer com terra, pode optar por uma horta hidropônica: As raízes das plantas ficam em contato com uma água rica em nutrientes – você fazer a solução em casa ou comprar pronto em lojas de jardinagem.

Com exceção da horta hidropônica, o suporte que você escolher para montar a sua hortinha precisa conter um furo no fundo e uma camada de drenagem para escoar o excesso de água. Um solo constantemente encharcado apodrece as raízes das plantas.

3. Cuidados e Dicas

Horta em Apartamento: Confira passo a passo de como fazer a sua!

Fonte: Banco de Imagens

Você pode utilizar garrafas pet para criar “mini estufas” para suas sementes. Para isso, corte a garrafa em três partes e descarte o pedaço do meio. Plante a semente na base da garrafa. Cubra a base com o topo da garrafa. Para regular a temperatura na “estufa”, remova a tampinha da garrafa para que o ar circule. Em temperaturas mais baixas, coloque a tampa de volta na garrafa.

 

  • As hortaliças precisam receber 4 horas de luz por dia. Dependo do local da sua horta, é difícil garantir 4 horas de luz de forma natural. Você pode utilizar “grow lights”, lâmpadas especiais para plantas que imitam a radiação solar.

 

  • Use um borrifador de água para molhar sementes. Quando elas estiverem no tamanho de uma mudinha, o regador está liberado.

 

  • As plantas crescem mais rápido em solo adubado. Adubar pode parecer trabalhoso, mas você pode fazer o seu próprio adubo orgânico com restos de alimentos. Cascas de frutas, casca de ovo e borra de café são ótimos para isso. Apenas não use cascas de frutas cítricas como laranja e limão. É só colocar os alimentos no triturador e está pronto! Diferentemente do adubo químico, o adubo orgânico pode ser utilizado em qualquer quantidade e intervalo de tempo.

E aí, gostaram das dicas? Não deixem de tentar fazer a tão sonhada hortinha caseira. Quero ver sua hortinha, então poste uma foto nos Stories do Instagram marcando o @receitasetemperos!

 

Siga-nos
no instagram
Inscreva-se
no youtube