Conheça os benefícios do azeite de oliva

« Ir para página principal
Conheça os benefícios do azeite de oliva

Azeite, um alimento antigo, produzido a partir da azeitona,  clássico na culinária contemporânea, famoso na dieta mediterrânea e presente em grande parte das cozinhas brasileiras.

Hoje o AZEITE DE OLIVA é o astro do nosso post. Vamos falar sobre sua origem, benefícios, tipos de azeite e dicas de consumo.

Conheça os benefícios do azeite de oliva

ORIGEM

Conhecido há mais de cinco mil anos e chamado de “ouro líquido” nos países do Mediterrâneo, o azeite de oliva era considerado por Hipócrates, o Pai da Medicina, não só alimento, mas um poderoso remédio. Na época, ele utilizava o óleo para tratar ferimentos e aliviar dores, o que sinalizava uma propriedade anti-inflamatória. Na Roma antiga, o azeite de oliva integrava os rituais de saúde e beleza durante os banhos. No século XVI a.C., começaram a plantar oliveiras em toda a Grécia e, eventualmente, na bacia do Mediterrâneo, onde pomares de oliveiras e moinhos aumentaram graças aos romanos. O azeite de oliva era utilizado não só na alimentação, mas também por suas propriedades medicinais e cosméticas. Foi o ouro verde de deuses, reis e rainhas antes de se tornar consumido diariamente na dieta da maioria da população do Mediterrâneo.

BENEFÍCIOS

Além de todo seu sabor característico, o azeite de oliva é um grande aliado à nossa saúde. Conheça alguns dos principais benefícios desse alimento:

  • Reduz a quantidade de LDL ( o LDL é mau colesterol do nosso corpo, reduzindo o risco de infarto ou AVC)
  • Combate a formação de radicais livres ( os radicais livres são nocivos a saúde, pois são responsáveis pelo envelhecimento das células e doenças degenerativas)
  • Protege contra osteoporose (o azeite contém uma substância chamada oleuropeína, anti-inflamatório que tem os mesmos efeitos do cálcio no organismo)

 -> O consumo usual do azeite de oliva equilibra os níveis de colesterol no sangue, diminuindo o ruim e aumentando o bom <-

TIPOS DE AZEITE

Diversos fatores influenciam na qualidade do azeite de oliva: variedade da azeitona, condições climáticas na etapa de produção, tipo de solo, práticas do cultivo, estado de maturação do fruto, acidez e tempo de processamento das azeitonas após a colheita.

azeite de oliva apresenta diferentes níveis de acidez e quanto menor for o índice, melhor é para a saúde. Por isso o mais indicado é o EXTRAVIRGEM. Conheça alguns tipos de azeite:

*Azeite de Oliva Paganini Extra Virgem DOP Úmbria Colli Martani

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Azeite de oliva extra virgem de altíssima qualidade, com deliciosa sensação picante e leve toque de amargor no final, característico das azeitonas Moraiolo (20%), San Felice, Frantoio e Leccino (80%) – Denominação de Origem Protegida Úmbria. A acidez máxima é de 0,65%. Além da qualidade do azeite, o produto vem em uma jarra muito charmosa de cerâmica, e eu confesso que me apaixonei pela embalagem! Esse é o mais novo lançamento da marca italiana Paganini aqui no Brasil, que aliás também acaba de lançar um novo site com muitas RECEITAS, DICAS e CURIOSIDADES sobre o azeite, acesse:

PAGANINIGASTRONOMIA.COM.BR

*Oliveira Ramos

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Produzido em Estremoz, sul de Portugal, a partir de azeitonas da variedade Galega, Cobrançosas e Picual colhidas mais cedo que de costume para dar ao azeite um perfil elegante, mais verde e mais frutado. Entre os aromas desse azeite único estão o frutado intenso de azeitonas verdes, notas de maçã e frutos secos e folhas de oliveira. Ao provar você sente sensação de frescor, leve amargo e picante . A acidez máxima é de 0,2%. É indicado como tempero em alimentos crus e saladas, mas também pode acompanhar pratos quentes como carnes e peixes assados ou grelhados.

*Azeite Siciliano Extra Virgem Paesano

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Azeite fresco, com acidez máxima de 0,3%, engarrafado imediatamente após sua primeira prensagem. Não é filtrado, por isso apresenta um aspecto mais turvo e esverdeado, além de destacar os sabores herbáceo e picante. Trata-se de um azeite elaborado apenas uma vez ao ano, com a azeitona Verde Siciliana (Gordal).

*Marqués de Tomares Extra Virgem

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Azeite espanhol elaborado 100% com azeitonas Arbequina, na mesma região da Rioja Alta. As oliveiras têm idades entre 25 e 50 anos. São elaboradas anualmente apenas 1,5 mil garrafas Magnum (1,5 litro). Uma produção pequena e caprichosa. Vem em uma embalagem de madeira, o que dá um toque de requinte a este excepcional azeite espanhol. Acidez: 0,12%.

*Azeite Extra Virgem Josep Llorens

Conheça os benefícios do azeite de oliva

De origem espanhola, a baixa acidez do Azeite Josep Llorens é sinônimo de azeitonas muito saudáveis, que foram colhidas no exato tempo de maturação, atendendo aos mais rigorosos controles de qualidade, e transformando-o em azeite 12 horas depois de seu colhimento na árvore. A prensagem se realiza no mesmo dia do colhimento das azeitonas, a primeira extração a frio com decantação natural.

*Azeite de Oliva Deleyda Premium Extra Virgem

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Azeite produzido no Chile, no Vale do Colchagua e Vale do Leyda, de boa intensidade, com aroma de ervas e notas de maçã. Na boca, é fresco, com bom amargor e um agradável toque picante. As azeitonas são colhidas principalmente de forma manual e produzido em frio no mesmo dia para sua máxima qualidade. A acidez é menor que 0,2%. O amadurecimento das olivas é lento e balanceado graças ao privilegiado clima mediterrâneo do vale central costeiro do Chile.

*Quinta do Ribeirinho

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Produzido a partir de azeitona galega, autóctone das Beiras e a mais típica da região portuguesa. As azeitonas, colhidas manualmente, provêm de oliveiras seculares e são livres de produtos químicos, produzindo um azeite orgânico. Visualmente, possui tonalidade dourada, resultante da mistura de azeitonas verdes com azeitonas maduras. Ao provar sente fresco e frutado. A acidez máxima de 0,1%.

*Il Grezzo Paganini

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Fruto da primeira prensagem das azeitonas e sem filtragem, o Azeite Extra Virgem Il Grezzo Paganini é forte e rústico, com muito aroma e sabor, e combina com diversos tipos de pratos. Sua acidez máxima é 0,6%. Além disso, faz sucesso pela bela embalagem: uma garrafa com tampa de porcelana.

DICAS DE CONSUMO

Na região do Mediterrâneo (sul europeu) , o azeite é a base da cozinha. O alimento é utilizado no preparo de todas as  refeições, deixando a dieta mais saudável por ser livre de gorduras prejudiciais ao organismo. De fato isso deve ser levado em conta, já que a longevidade dos habitantes da região ultrapassam os 80 anos.

Use o azeite em preparações frias e nas receitas que têm aquecimento leves. O produto não deve nunca ficar muito tempo no fogo, pois nesta situação alguns componentes importantes como os antioxidantes podem ser alterados, resultando na diminuição dos seus benefícios.

Aqui em casa somos todos apaixonados por azeites de oliva, adoro experimentar suas variedades. Finalizo quase todos os pratos com um fio de azeite de oliva, pois além de acrescentar um sabor incrível estou adicionando saúde.

Conheça os benefícios do azeite de oliva

Acima uma foto do preparo de uma deliciosa receita saudável e muito saborosa de ABÓBORA ASSADA. Clique aqui e confira essa delícia!

Espero que vocês tenham gostado desse artigo que fizemos com todo carinho!

Vamos incluir o AZEITE DE OLIVA no cardápio do nosso dia a dia! Nossa saúde agradece.

Um beijo e até a próxima!

*

Todos os azeites apresentados nesse artigo são importados pela Porto a Porto. Para saber mais sobre os produtos acesso o site ou acompanhe a marca no Facebook: facebook.com/portoaporto

Edição: julho/2016

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados * (O seu endereço de email não será publicado)