Contra Filé com batatas ao forno

« Ir para página principal
Contra Filé com batatas ao forno

Eu particularmente adoro a carne de contra filé, posso dizer que é o corte bovino que eu mais gosto, acho que é uma carne muito saborosa. Aqui preparamos esta carne assada com batatas, ficou uma delícia!

INGREDIENTES:

  • Aproximadamente 1,5 kg de carne (1 peça de contra filé)
  • 8 dentes de alho triturados
  • 4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 3 colheres (sopa) de cebolinha verde
  • Pimenta do reino e sal a gosto
  • 6  batatas médias ( para temperar sal, pimenta, orégano e azeite)

MODO DE PREPARO:

1- Na travessa que irá assar regue com azeite e disponha a carne, com a ponta de uma faca faça furos na carne para que o tempero penetre melhor. Tempere-a bem com vinagre, alho, orégano, sal, pimenta do reino e cebolinha verde dos dois lados.

2- Deixe marinando por aproximadamente 2 horas na geladeira.

3- Descasque as batatas, ou se preferir pode manter com a casca para deixar um estilo mais rústico, e corte em 4 pedaços, tempere com sal, pimenta do reino, orégano e azeite. Reserve.

4- Retire a carne da geladeira regue-a com azeite, em volta disponha as batatas temperadas e cubra com papel alumínio.

5- Leve ao forno pré-aquecido 200° por aproximadamente 40 minutos.

6- Retire o papel alumínio, coloque a manteiga em cima da carne e retorno ao forno a 180°- 200° por aproximadamente mais 20 – 30 minutos, ou até que esteja no ponto de sua preferência, a carne deve estar suculenta, você deve controlar para que não passe do ponto.

7- Retire do forno e deixe a carne descansar 5 minutos para começar a cortar em fatias.

8- Disponha as fatias no prato de servir com as batatas. Sirva a seguir.

59 comentários a “Contra Filé com batatas ao forno

    • Olá Carlos Henrique, que bom que para você essa receita é bem simples, quer dizer que você está bem na área. Mas aqui no site precisamos disponibilizar opções para todos os níveis, e tem pessoas que estão começando na cozinha e precisam de receitas como essas e muitas outras mais básicas, ou ainda as vezes querem mudar o tempero, quer dizer já sabem preparar mas não inovam no sabor e o principal muitos pensam que sabem fazer mas deixam a carne muitas vezes seca. Assar requer uma atenção especial. Mas, espero que aqui você encontre as receitas que procura. Um grande abraço e bom apetite!

    • Se ele fosse tão bom não estaria aqui no site procurando uma…Todos precisam de algo, um dia você deve ter aprendido a fazer ovo, no outro arroz, e de repente já faz até uma feijoada. A vida é assim amigo, progresso é sempre progresso.

  1. Eu achei a receita hoje na internet e vou fazer a carne para receber amigos, achei bem simples e vou postar o resultado para vocês.
    Parabéns pelo blog, sucesso!

    • Que bom! Fico feliz com o resultado… Obrigada pelo retorno! Sinta-se em sua cozinha por aqui e confira nossas deliciosas receitas… Todas testadas antes de irem ao site! Um grande abraço e bom apetite!

  2. O meu problema é sempre com a quantidade de sal. Principalmente quando vou fazer uma receita pela primeira vez. Nunca sei o quanto colocar.
    Alguém tem alguma dica?

    • Olá Ludmila, é complicado quantificar a quantidade de sal em uma receita, já que este é a gosto. O ideal é salgar aos poucos até pegar prática, pois mesmo depois que o prato estiver pronto, caso fique sem sal, você pode salpicar um pouco mais, já se você salgar demais durante o preparo, não terá como salvar o prato. Um grande abraço!

    • Obrigada Gardiely, aqui tudo é feito com muito amor e carinho. Seja bem vinda e nos visite sempre… Essa receita é coringa, com certeza ele vai adorar. Um grande abraço e bom apetite!

    • Olá Erilda, é complicado precisar uma quantidade de sal nesse tipo de receita. Primeiro porque o sal é a gosto, e segundo porque podem ocorrer variações com o tamanho da carne. Mas coloque um pouco de sal, e se for o caso depois de pronta coloque mais, nunca exagere antes porque depois não tem como salvar, já se faltar é só adicionar. Com o tempo você vai adquirindo experiência, fique tranquila. Super beijo!

    • Olá Aline, pode substituir por manteiga sim na hora de regar a carne. Na hora de regar a travessa coloque um fio de óleo de milho, canola….Um grande abraço!

  3. Eu fiz essa receita! Ficou incrível o tempero. Fiz exatamente como na receita! Meu marido amouuuuu. Vou fazer mais vezes!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados * (O seu endereço de email não será publicado)