Fim de Ano na Espanha

« Ir para página principal
Fim de Ano na Espanha

Chega o Fim de Ano na Espanha e é possível admirar todas as luzes e enfeites natalinos espalhados por todas as cidades. Por ser um país de forte tradição católica, a celebração do Natal (Noche Buena) e o nascimento de Jesus é muito comemorada com as famílias, amigos e muita comida boa.

E uma das coisas que mais chama a atenção para nós, brasileiros, é o destaque que eles dão aos três REIS MAGOS (Baltazar, Melchior e Gaspar), lá o Papai Noel divide o espaço com eles.

Na Espanha, é no dia 06 de janeiro, dia dos Reis Magos (Día de los Reyes), que acontece a troca de presentes, é uma data tão importante que é também feriado nacional. Na tarde do dia 05 de janeiro ocorre a “Cavalgada de Reis” (Cabalgata de los Reyes), uma procissão linda e alegre com carros alegóricos e luzes, onde os três  Reis Magos distribuem doces para as crianças. É uma verdadeira festa para o povo espanhol.

No Ano Novo (Nochevieja) diz a tradição que para ter sorte nos próximos 12 meses, você deve comer 12 uvas à meia noite. Outras tradições são similares as nossas, como usar uma roupa de uma determinada cor, pular com o pé direito…

E um dos pratos mais tradicionais nessa época do ano é a Rosca de Reis (Roscon de Reyes). É um bolo muito saboroso preparado com Azeites de Oliva da Espanha, frutas cristalizadas e raspas de laranja.

Rosca de Reis

Fim de Ano na Espanha

INGREDIENTES:

  • Aproximadamente 750 gramas de farinha
  • 200g de açúcar
  • 45g de fermento fresco (3 tabletes)
  • 150 ml de Azeites de Oliva da Espanha
  • 300 ml de leite
  • Raspas de 1 laranja
  • 40 ml de Cointreau ou Rum branco
  • 2 ovos

Para decoração:

  • 1 ovo batido
  • 300g de frutas cristalizadas
  • 50g de uvas passas
  • 50g de damasco picado
  • 2 colheres (sopa) de açúcar cristal

MODO DE PREPARO:

1- Em uma tigela dissolva o fermento no açúcar. Adicione o leite, os ovos,  as raspas de laranja, o cointreau, o Azeites de Oliva da Espanha e misture. Siga adicionando a farinha aos poucos.

2- Passe para uma superfície enfarinhada e sove bem a massa, forme uma bola e coloque na tigela coberta com um pano umedecido. Deixe descansar por 2 horas.

3- Após, abra a massa com as mãos, em superfície enfarinhada e coloque em toda a superfície as frutas cristalizadas, as passas e o damasco. Forme uma bola, e abra um buraco no meio da massa, formando a rosca e dando sua forma original.

4- Coloque a rosca em uma forma untada Azeites de Oliva da Espanha, e deixe descansar novamente até dobrar de volume, coberta com um pano seco.

5- Após, pincele o ovo batido, coloque um pouco de frutas cristalizadas em cima e salpique açúcar cristal.

6- Leve ao forno pré aquecido a 220° por 10 minutos, após abaixe a temperatura para 200° por mais 10 minutos e depois abaixe novamente para 180° por mais 10 minutos, ou até dourar.

7- Retire do forno, espere esfriar e sirva a seguir.

Bom apetite!

Fim de Ano na Espanha

Fim de Ano na Espanha

Conheça o BLOG ” Azeites de Oliva da Espanha“:

http://blog.tasteourlifestyle.com/ 

Azeites de Oliva da Espanha nas REDES SOCIAIS:

Facebook

Twitter

Instagram

Feliz Natal!

Edição: Dezembro/2014

*Este artigo é um publieditorial/ Receita por “Receitas e Temperos”.

2 comentários a “Fim de Ano na Espanha

  1. Moro no México há 6 anos, precisamente hoje completo 6 anos e a rosca de reyes também é uma tradução muito forte aqui, inclusive os mexicanos convidam para suas casas para partir a rosca acompanhada de ponce. Dentro das roscas tem um bonequinho que é “o niño Jesus” e a quem sair o bonequinho, tem que convidar a todos para outro encontro chamado “convivio” e oferecer tamales, outra comida típica mexicana.

    • Que bacana Margarete! É sempre muito bom aprendermos mais sobre cada cantinho desse mundo. Obrigada pela sua mensagem! Um grande abraço e bom apetite!

Deixe um comentário

Campos obrigatórios são marcados * (O seu endereço de email não será publicado)